Loading...
Fábrica de Fumo Danco. Governador Mangabeira, Brasil. 2013
Fábrica de Fumo Danco. Governador Mangabeira, Brasil. 2013
Fábrica de Fumo Danco. Governador Mangabeira, Brasil. 2013
Conteúdo não disponível
01 CAPA PROJETO - 01 Danco - 003_Fachd_02

Programa: Coordenação do Projeto Integrado, Concepção e Desenvolvimento dos Projetos de Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo para a Fábrica de Fumo da Danco – suas edificações e praça.

Localização: Fazenda em Governador Mangabeira – Bahia

Cliente: Oikos Engenharia, para a Danco.

Projeto: 2012

Arquiteta: Lucinei Caroso Neiva

Colaboradores: Ana Lina Mendes

Esta intervenção tem por objetivo criar um fabrica moderna, humanizada e que seja capaz dar continuidade a sabedoria e experiência do uso da tradição na produção de excelência no trato do fumo.

Valorizando a tradição e desejando enaltecê-la, nos foi solicitado um ambiente arquitetônico que fizesse alusão aos casarões da arquitetura colonial do Recôncavo Baiano, ao qual agregamos o diferencial de em estando a fabrica, agora localizada em uma zona rural, podermos usufruir do espaço e do entorno dentro de uma linguagem mais humanista e livre.

Tratando-se de uma fabrica, a funcionalidade de seus diversos aspectos foi preponderante dentro da organização espacial da mesma. Desta maneira, os armazéns estão dispostos obedecendo a uma lógica racional da intercomunicação das fases de produção, com chegada da matéria prima bruta dos fornecedores locais e/ou a entrega do material da própria fazenda até finalmente seu destino final que é exportação.

Assim os armazéns distribuídos em “L” comunicam-se ao longo de uma doca de aproximadamente 900 m² – também em “L”, inteiramente coberta. A doca esta implantada segundo o solo, com alturas variadas para receber automóveis de padrões específicos ao longo de cada trecho. Atendendo desta maneira às necessidades dos fornecedores locais ou às carretas com os contêineres para a exportação.

 

São os edifícios assim distribuídos:

  • D 01 – Recebimento e Administração;
  • D 10 – Torcida;
  • D 09- Seleção;
  • Expurgo;
  • Estocagem de Adubos;
  • Serviços;
  • Recepção;
  • Calderaria.

Todos eles estão interligados através de circuitos próprios, simples e de praticidade no uso.

O Projeto de Paisagismo visa agregar e valorizar o privilegio de estar na natureza e poder desfrutar de um diálogo com a mesma. Através do paisagismo e sua implantação regular conseguimos integrar o TODO espacial: Espaço Construído – Espaço Verde, preservando a qualidade arbórea ai existente, muito rica em belas e antigas mangueiras, que se comunicam por meio de um verdejante tapete de grama, sobre o qual a trama das palmeiras é fixada. Os edifícios foram implantados com uma distância generosa entre eles, esta faixa verde integra o conceito do partido paisagístico na qual encontramos palmeiras “vecchias” ordenadas segundo uma malha regular que se reproduz em todo o terreno.

Embora o projeto esteja contextualizado nas características da arquitetura colonial do recôncavo baiano, toda a modernidade, técnica e conforto serão implantados para obtermos resultados satisfatórios para o bom êxito do empreendimento.

 

Fábrica de Fumo Danco. Governador Mangabeira, Brasil. 2013
Não Construído