Loading...
The 7th China International Garden & Flower Expo. Shandong, China. 2009
The 7th China International Garden & Flower Expo. Shandong, China. 2009
The 7th China International Garden & Flower Expo. Shandong, China. 2009
Conteúdo não disponível
CAPA PROJETO 21 Praça da China - nova logomarca 01

Programa: Coordenação do Projeto Integrado; Concepção e Desenvolvimento dos Projetos de Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo da Praça Shandong, na China. Praça Temática – Bahia. International Garden of the 7 China International Garden & Expo.
Localização: Shandong – China
Cliente: SEDUR – Governo do Estado da Bahia
Projeto: 2009
Área: 4.000,00 m2
Arquiteta: Lucinei Caroso Neiva.
Colaboradores: Milena Amorim e Marja Guerreiro.

Através do convênio cidades irmãs o estado da Bahia e departamento de Shandong, estão irmanadas em uma parceria real de colaboração e ações conjuntas. Assim, na ocasião da exposição internacional sobre praça, jardins e flores, nasce a oportunidade de concretizar uma pequena raiz que represente a Bahia em Shandong, durante este período.

Portanto nosso projeto quer-se simbólico e é revestido da intenção de fazer descobrir aos visitantes da feira a Bahia ao mesmo tempo em que serve de suporte para a exposição de tapetes de flores chinesas.

O estado da Bahia de certo tem muito que mostrar a cerca de seus diversos municípios e seu extenso território, porém Salvador como capital possui destaque especial por ser sua porta de entrada e agregar em si um mix cultural muito importante e vasto.

Assim nossa ideia está fundamentada em um conceito de contar a Bahia através de uma Praça rica de representações simbólicas:

01- Em dois níveis: a cidade de Salvador dividida com a cidade alta e a cidade baixa. Além de criar uma dinâmica espacial, facilita a observação da área que servirá de suporte para exposição do tapete de flores chinesas.

02 – No contra forte do desnível: ainda uma alusão à topografia, a diferença de nível é revestida com uma lembrança típica de Salvador – souvenir único e original encontrado nos quatro cantos do mundo – a fita do Senhor do Bonfim.

03 – As velas dos saveiros: representando a Baía de Todos os Santos com toda sua poesia. São os suportes fotográficos para a exposição das imagens da Bahia, as velas são projetadas segundo as proporções tradicionais dos saveiros, tendo um material flexível para que possa oscilar ao vento.

04 – As baianas: no ponto de convergência do caminho principal, um conjunto de esculturas em vergalhão de ferro, serve de suporte para uma vegetação que venha a proporcionar sombra e acolhimento com seus bancos.

05 – O mapa da Bahia: é a porta de entrada da praça, possibilitado no painel de comunicação ao lado, descrever rapidamente o estado, seus municípios, população e economia.

06 – Parte elevada da Praça: é a área propriamente dita em formação estrutural de uma praça, está subdividida em sete espaços distintos, são eles:

  • Duas áreas em revestimento mineral com diversos bancos;
  • Dois maciços vegetal – plantados densamente com bambus bem verticais;
  • Uma área de parque infantil com uma intenção musical e referências às cores do Olodum.
  • Uma área rochosa, representando à Chapada Diamantina, com uma grande escultura em forma irregular e passagem interna para permitir circular; pequenas lâminas de granito fixadas verticalmente no sentido horizontal das placas, e pedras irregulares espalhadas que funcionarão como assento para os visitantes.
  • Uma passarela revestida em madeira de eucalipto costurando e unindo todos os espaços, que nas suas ondulações serve de suporte para banco e pontos de união entre os dois níveis da Praça.

07 – Parte baixa da Praça: é uma área eminentemente poética com suas ondulações, nas quais encontramos:

  • Nas partes altas da senoide: os três mares e suas velas de saveiros.
  • Nas partes baixas da senoide: os tapetes como suporte para o plantio das flores chinesas.
  • Interligando os espaços um caminho que flanqueia o contra forte com a “Fita do Senhor do Bonfim”.

08 – Painel de Comunicação Vertical: suporte para explicar e contar a Bahia, que tem a forma de um berimbau para a sustentação vertical dos painéis.

The 7th China International Garden & Flower Expo. Shandong, China. 2009
Não Construído